APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Este trabalho tem como tema central possibilidades de construir o gosto pela leitura da literatura infantil. Desse modo, escolhi histórias
do Sítio Picapau Amarelo do autor Monteiro Lobato (1882-1948) por acreditar
que as mesmas podem contribuir e serem propulsoras de imaginação, prazer,
criatividade e incentivo ao gosto pela leitura. Trazer estas histórias é contribuir também
com a produção cultural herdada em nosso país. É importante sempre enaltecer as
obras e os autores brasileiros. Nesta mesma direção, na construção do
imaginário, criatividade e prazer de ler é entrelaçado com o conhecimento do patrimônio cultural do país. No primeiro momento, foi dito para as crianças que a qualquer momento receberiam uma surpresa da bruxa, ela enviou um e-mail à professora (eu) dizendo que um grande desafio chegará logo pelo correio. A bruxa manda nesta surpresa uma carta que apresenta a narrativa furiosa com a Emília, explicando que tirou a fala de
Emília e por conseguinte, para ela voltar a falar é necessário que todos os dias seja contada pelo
menos uma história para Emília. Assim, a bruxa enviou um embrulho para nós
(turma de segundo ano) dentro dele tem: uma carta da própria bruxa, explicando sua
traquinagem e algumas sugestões para desfazer esta traquinagem. Neste embrulho
também tem uma mala, um livro de história sobre a Emília, a Emília e um caderno
para anotar o que as crianças fizeram com a Emília nos dias que ficou com ela,
como também as histórias contadas. Como Freire (2001, 2005) aponta que a mediação
ocorre entre os sujeitos com e no mundo. Para Habermas (2012) a linguagem é
mediadora na interação. Portanto, a linguagem é essencial nas interações. Para Debus (2011, p. 91)
A concepção de linguagem de Monteiro Lobato é
muito próxima do que é desenvolvida pelo pensador Russo Mikhail Bakhtin (1895-
1975), isto é, a Língua é vista como interação dialógica entre interlocutores a
partir do seu uso social.
Portanto por este viés este projeto estará em profícuo diálogo na tessitura destes autores. Assim, iremos
trabalhar nesta perspectiva utilizando o caderno de anotações como instrumento
com uma função significativa para turma. Uma vez por semana será lido as
interações com as leituras e com a boneca Emília. Para tanto, a criança terá
oportunidade de ficar uma semana com a Emília e toda segunda-feira será
socializado a vivência.
JUSTIFICATIVA
Este
projeto tem como inspiração um trabalho desenvolvido por mim em 2013 a 2014 Diário da Turma e Vivência com Rabito e Alice no país das maravilhas.
Tendo em vista que ambos
os projetos, Diário da Turma, Vivencia com Rabito e o trabalho com o livro
Alice no país das maravilhas foram atividades que deram ótimos resultados e a
aceitação pelas crianças. Portanto, farei esta tentativa de trabalhar novamente, mas neste projeto o trabalho será direcionado a literatura infantil brasileira. No entanto, é
importante apontar que são realidades diferentes, como também eu e as crianças
ainda estamos nos conhecendo vou me atentar em seus interesses e portanto este
projeto poderá se findar caso haja desinteresse pelos mesmos. São 27 crianças,
sendo que 16 meninas e 11 meninos. Há diferentes níveis de escrita e leitura
com casos que precisam ser observados bem de perto.
OBJETIVO
GERAL
·
Enaltecer
a literatura infanto-juvenil brasileira como patrimônio cultural brasileiro,
contribuindo na formação de leitores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Promover
a leitura da literatura infanto-juvenil de obras do autor Monteiro Lobato.
·
Potencializar
as leituras e trabalhar o uso social dos registros no diário de vivência com a
Emília.
·
Refletir sobre os "erros" na escrita
ajudando as crianças a superar os mesmos no diário, valorizando toda escrita e
leitura.
·
Contar
histórias como Reinações de Narizinho, buscando contribuir no imaginário, lazer
e criatividade das crianças
·
Promover
atividades que possibilitem aquisição da escrita e da leitura pelas crianças.
·
Possibilitar para
a formação de leitores críticos, conscientes por meio da interação
comunicacional dialética-horizontal.
METODOLOGIA
O
conteúdo do Diário das vivências com a Emília é de cunho inteiramente pessoal,
onde os alunos deverão escrever da maneira como veem o mundo e de acordo com o
momento que vivem a aprendizagem diária. No entanto, as crianças serão
estimuladas a ler para Emília, tendo como objetivo o retorno de fala da Emília.
A professora tem o papel de orientadora deste momento especial para criança.
Será realizado a correção em relação a gramática e ortografia. Será incluído
todos os dias na Agenda do dia (escrita no quadro) o nome da criança que vai
fazer a leitura das atividades da aula anterior e o nome da criança que vai
escrever naquele dia no Diário da turma sobre as atividades desenvolvidas. A
criança e a professora deverão ler juntos o registro, fazer as correções
e depois o aluno lerá para turma sua escrita. Conforme se sinta segura
para ler a escrita.
AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica
e processual, partindo da observação do cumprimento dos objetivos alcançados,
bem como se há necessidade de adaptação na execução desse projeto. Desse modo,
o caderno torna uma aprendizagem como também um instrumento avaliador.
REFERENCIAS
DEBUS,
Eliana Santana Dias. MEMÓRIAS DE EMÍLIA, DE MONTEIRO LOBATO: UMA REFLEXÃO SOBRE
A LINGUAGEM. In: FILHO, José Nicolau Gregorin. PINA, Patrícia Kátia da Costa.
MICHELLI, Regina Silva. (orgs) A
Literatura infantil e juvenil hoje: Múltiplos olhares, diversas leituras. Rio
de Janeiro: Dialogarts, 2011. Disponível em: http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/a_literatura_infantil_e_juvenil_hoje.pdf. Acesso em: 10 de
agos. de 2016.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia do oprimido. 44 Ed.
São Paulo: paz e Terra. 2005
______. Professora
sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 12. Ed. São Paulo: Olho
d'Agua, 2002.
______. Extensão ou comunicação? 24. ed. São
Paulo: Paz e Terra, 2001.
HABERMAS,
Jürgen. A teoria do agir comunicativo.
Racionalidade da ação e racionalização social. V. 1 São Paulo: WMF Martins
Fontes. 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da Linguagem.
Problemas fundamentais do método sociológico na ciência e linguagem. São
Paulo: Hucitec.2006.
Momentos vivenciados.
Samuel foi o primeiro a ser sorteado. Cada dia a mãe colocava no grupo Whatsapp como foi a interação de Samuel com o projeto
Samuel foi o primeiro a ser sorteado. Cada dia a mãe colocava no grupo Whatsapp como foi a interação de Samuel com o projeto
Ela postou as fotos para pais e responsáveis vissem como está o desenvolvimento do projeto.
No dia 25/08/2016 Samuel trouxe a Emília e contou os dias que ela passou em sua casa.
No dia 25/08/2016 Samuel trouxe a Emília e contou os dias que ela passou em sua casa.
Fizemos a leitura da sua escrita e parecer da família sobre a vivência.
A escrita de Samuel sobre sua vivência com Emília
Parecer da família sobre a vivência
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