quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Projeto: Oralidade, leitura e escrita. Emília e Turma da Mônica na casa das famílias

O Projeto: A Turma da Mônica na casa das famílias
A caixa contém os quatro personagens da Turma da Mônica, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão também vai um gibi e um Diário das Vivências com a Turma da Mônica coma família. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de oralidade, leitura e escrita no ensino-aprendizagem das crianças da uma turma do terceiro ano B dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para mensurar os processos de oralidade, leitura e escrita será utilizado uma caixa com brinquedos e um diário de vivência.


APRESENTAÇÃO DO PROJETO


            Este trabalho tem como tema central possibilidades de construir o gosto pela  leitura  da literatura infantil. Desse modo, escolhi histórias do Sítio Picapau Amarelo do autor Monteiro Lobato (1882-1948) por acreditar que as mesmas podem contribuir e serem propulsoras de imaginação, prazer, criatividade e incentivo ao gosto pela leitura. Trazer estas histórias é contribuir também com a produção cultural herdada em nosso país. É importante sempre enaltecer as obras e os autores brasileiros. Nesta mesma direção, na construção do imaginário, criatividade e prazer de ler é entrelaçado com o conhecimento do patrimônio cultural do país. No primeiro momento, foi dito para as crianças que a qualquer momento receberiam uma surpresa da bruxa, ela enviou um e-mail à professora (eu) dizendo que um grande desafio chegará logo pelo correio. A bruxa manda nesta surpresa  uma carta que apresenta a narrativa furiosa com a Emília, explicando que tirou a fala de Emília e por conseguinte, para ela voltar a falar é necessário que todos os dias seja contada pelo menos uma história para Emília. Assim, a bruxa enviou um embrulho para nós (turma de segundo ano) dentro dele tem: uma carta da própria bruxa, explicando sua traquinagem e algumas sugestões para desfazer esta traquinagem. Neste embrulho também tem uma mala, um livro de história sobre a Emília, a Emília e um caderno para anotar o que as crianças fizeram com a Emília nos dias que ficou com ela, como também as histórias contadas. Como Freire (2001, 2005) aponta que a mediação ocorre entre os sujeitos com e no mundo. Para Habermas (2012) a linguagem é mediadora na interação. Portanto, a linguagem é essencial nas interações.  Para Debus (2011, p. 91)

 A concepção de linguagem de Monteiro Lobato é muito próxima do que é desenvolvida pelo pensador Russo Mikhail Bakhtin (1895- 1975), isto é, a Língua é vista como interação dialógica entre interlocutores a partir do seu uso social.

Portanto por este viés este projeto estará em profícuo diálogo na tessitura destes autores. Assim, iremos trabalhar nesta perspectiva utilizando o caderno de anotações como instrumento com uma função significativa para turma. Uma vez por semana será lido as interações com as leituras e com a boneca Emília. Para tanto, a criança terá oportunidade de ficar uma semana com a Emília e toda segunda-feira será socializado a vivência.
JUSTIFICATIVA  

            Este projeto tem como inspiração um trabalho desenvolvido por mim em 2013 a 2014 Diário da Turma e Vivência com Rabito e Alice no país das maravilhas.

        Tendo em vista que ambos os projetos, Diário da Turma, Vivencia com Rabito e o trabalho com o livro Alice no país das maravilhas foram atividades que deram ótimos resultados e a aceitação pelas crianças. Portanto, farei esta tentativa de trabalhar novamente, mas neste projeto o trabalho será direcionado a literatura infantil brasileira. No entanto, é importante apontar que são realidades diferentes, como também eu e as crianças ainda estamos nos conhecendo vou me atentar em seus interesses e portanto este projeto poderá se findar caso haja desinteresse pelos mesmos. São 27 crianças, sendo que 16 meninas e 11 meninos. Há diferentes níveis de escrita e leitura com casos que precisam ser observados bem de perto.   
OBJETIVO GERAL
·         Enaltecer a literatura infanto-juvenil brasileira como patrimônio cultural brasileiro, contribuindo  na formação de leitores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Promover a leitura da literatura infanto-juvenil de obras do autor Monteiro Lobato. 
·         Potencializar as leituras e trabalhar o uso social dos registros no diário de vivência com a Emília.
·          Refletir sobre os "erros" na escrita ajudando as crianças a superar os mesmos no diário, valorizando toda escrita e leitura.
·         Contar histórias como Reinações de Narizinho, buscando contribuir no imaginário, lazer e criatividade das crianças
·         Promover atividades que possibilitem aquisição da escrita e da leitura pelas crianças.
·         Possibilitar para a formação de leitores críticos, conscientes por meio da interação comunicacional dialética-horizontal. 
METODOLOGIA
            O conteúdo do Diário das vivências com a Emília é de cunho inteiramente pessoal, onde os alunos deverão escrever da maneira como veem o mundo e de acordo com o momento que vivem a aprendizagem diária. No entanto, as crianças serão estimuladas a ler para Emília, tendo como objetivo o retorno de fala da Emília. A professora tem o papel de orientadora deste momento especial para criança. Será realizado a correção em relação a gramática e ortografia. Será incluído todos os dias na Agenda do dia (escrita no quadro) o nome da criança que vai fazer a leitura das atividades da aula anterior e o nome da criança que vai escrever naquele dia no Diário da turma sobre as atividades desenvolvidas. A criança e a professora deverão ler juntos o registro, fazer as correções e depois o aluno lerá para turma sua escrita. Conforme se sinta segura para ler a escrita. 

AVALIAÇÃO 
A avaliação será diagnóstica e processual, partindo da observação do cumprimento dos objetivos alcançados, bem como se há necessidade de adaptação na execução desse projeto. Desse modo, o caderno torna uma aprendizagem como também um instrumento avaliador. 

REFERENCIAS
DEBUS, Eliana Santana Dias. MEMÓRIAS DE EMÍLIA, DE MONTEIRO LOBATO: UMA REFLEXÃO SOBRE A LINGUAGEM. In: FILHO, José Nicolau Gregorin. PINA, Patrícia Kátia da Costa. MICHELLI, Regina Silva. (orgs) A Literatura infantil e juvenil hoje: Múltiplos olhares, diversas leituras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011. Disponível em: http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/a_literatura_infantil_e_juvenil_hoje.pdf. Acesso em: 10 de agos. de 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 44 Ed. São Paulo: paz e Terra. 2005

______.  Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 12. Ed. São Paulo: Olho d'Agua, 2002.
______. Extensão ou comunicação? 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

HABERMAS, Jürgen. A teoria do agir comunicativo. Racionalidade da ação e racionalização social. V. 1 São Paulo: WMF Martins Fontes. 2012.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da Linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência e linguagem. São Paulo: Hucitec.2006.


Momentos vivenciados.

Samuel foi o primeiro a ser sorteado. Cada dia a mãe colocava no grupo Whatsapp como foi a interação de Samuel com o projeto




Ela postou as fotos para pais e responsáveis vissem como está o desenvolvimento do projeto.




No dia 25/08/2016 Samuel trouxe a Emília e contou os dias que ela passou em sua casa.

Fizemos a leitura da sua escrita e parecer da família sobre a vivência.




A escrita de Samuel sobre sua vivência com Emília


Parecer da família sobre a vivência 




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