PROJETO DIÁRIO DA TURMA
APRESENTAÇÃO DO PROJETO:
O projetos inicia neste segundo semestre de 2016 e o fio condutor é a escrita e a leitura. O caderno é um objeto potencializador que têm intencionalidades de analisar melhor a partir da escrita espontânea e também a participação dos pais neste momento importante das crianças. Estimular os pais interagirem com a produção de escrita e leitura das crianças. Desse modo, as crianças poderão ficar com o caderno e escrever sobre nossa vivência em sala de aula. Como afirma Freinet (1972) a criança escreve suas produções para serem lidas e não escrever para o caderno e a professora. Nesta mesma direção vamos nos atentar sobre a linguagem verbal, não verbal, escrita e a oral que também são essenciais para desenvolvimento das crianças. A perspectiva de interação comunicacional dialética-horizontal (logo colocarei o link do meu trabalho de mestrado) ancorada num paradigma democrático será o fio condutor de todas atividades desenvolvidas. Também é importante apontar que a partir destes registros, incentivar a imaginação, o comprometimento e a responsabilidade com o grupo e o registro de vivencias da criança serão fortalecidas a partir das vivências.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como inspiração um trabalho desenvolvido por mim em 2013 a 2014 Diário da Turma e Vivência com Rabito. Tendo em vista que ambos projetos, Diário da Turma e Vivencia com Rabito, foram atividades que deram ótimos resultados e a aceitação pelas crianças. Portanto, farei esta tentativa de trabalhar novamente. No entanto, é importante apontar que são realidades diferentes, como também eu e as crianças ainda estamos nos conhecendo vou me atentar em seus interesses e portanto este projeto poderá se findar caso haja desinteresse pelos mesmos. São 27 crianças, sendo que 16 meninas e 11 meninos. Há diferentes níveis de escrita e leitura com casos que precisam ser observados bem de perto.
OBJETIVO GERAL
- Propiciar, a partir da perspectiva de interação comunicacional dialética horizontal a escrita e a leitura produzida pela turma.
· Desenvolver atividades a partir do nível de escrita e leitura das crianças apresentadas neste Diário da Turma como também as atividades desenvolvidas em sala de aula.
· Promover a autoavaliação por meio da escrita espontânea, Diário da Turma, a reflexão sobre os "erros" na escrita ajudando as crianças a superar os mesmos.
· Fazer com que os alunos realizem uma reflexão sobre a aula do dia, avaliando sua própria aprendizagem.
· Compreender a importância do registro em nossas vidas e que serve como instrumento reflexão dos diferentes tempos.
· Identificar por meio da escrita no Diário da Turma o que aprendeu no dia ou na semana, sugestões e críticas, pesquisas feitas etc.
· Possibilitar para a formação de leitores críticos, conscientes por meio da interação comunicacional dialética-horizontal.
· Propiciar sentidos de coletividade, respeito, comprometimento, responsabilidade como algo que se caracteriza como patrimônio de todos.
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METODOLOGIA
O conteúdo do Diário da Turma é de cunho inteiramente pessoal, onde os alunos deverão escrever da maneira como veem o mundo e de acordo com o momento que vivem a aprendizagem diária. A professora tem o papel de facilitadora deste momento especial para criança. Será realizado a correção em relação a gramática e ortografia. Será incluído todos os dias na Agenda do dia (escrita no quadro) o nome da criança que vai fazer a leitura das atividades da aula anterior e o nome da criança que vai escrever naquele dia no Diário da turma sobre as atividades desenvolvidas.Quando os alunos se familiarizarem com internet poderão escrever também no blog soleducadorblogspot. No entanto, acredito que não conseguiremos isto neste ano, pois ainda não tem dispositivos tecnológicos na escola, sala de informática, tecnólogo. A criança e a professora deverão ler juntos o registro, fazer as correções e depois o aluno lerá para turma sua escrita. Conforme se sinta segura para ler a escrita.
AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica e processual, partindo da observação do cumprimento dos objetivos alcançados, bem como se há necessidade de adaptação na execução desses projeto. Desse modo, o caderno torna uma aprendizagem como também um instrumento avaliador.
A avaliação será diagnóstica e processual, partindo da observação do cumprimento dos objetivos alcançados, bem como se há necessidade de adaptação na execução desses projeto. Desse modo, o caderno torna uma aprendizagem como também um instrumento avaliador.
REFERÊNCIAS
BRUNER, J.S. Uma Nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Ed. Bloch, 1976.
FREIRE, Paulo. Conscientização - teoria e prática da libertação. 3ª ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FREINET, Elise. Nascimento de uma pedagogia popular: métodos Freinet. Barcelona:
Laia, 1975.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido (29a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
IBERNÓM,F.Pedagogia Freinet . Atualidades das invariantes pedagógicas . São Paulo : Penso.2012
VYGOTSKKY,L.S.;LURIA,A.R. e LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone-Ed. USP, 1988.
· VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
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