PROJETO
DIÁRIO DA TURMA E VIVENCIA COM O RABITO
APRESENTAÇÃO
DO PROJETO:
Ambos projetos iniciaram-se no ano passado e o fio
condutor era escrita e a leitura. Desta maneira seria um objeto de estudo e de
intencionalidades para que eu ( a
professora) observasse e conhecesse mais a vivencia da criança em sua casa, a
responsabilidade dos pais quanto as atividades propostas pela escola, fazer um
diagnóstico da escrita espontânea e com isso ajudando mais esta criança a superar
suas dificuldades. O pano de fundo
deste trabalho foi incentivar a imaginação, o comprometimento e a responsabilidade com o grupo e o registro de vivencias da criança com o mascote ou registrar os
conhecimentos apreendidos em sala.
Tudo
começou quando eu observei que os alunos gostavam muito da novela Carrossel , e
principalmente do mascote de um dos personagens, o cachorro Rabito, o qual
demorou para ser aceito pela família , pois era titulado de vira-lata e no mesmo momento estávamos trabalhando na
área de ciências a classificação dos animais. Então elaborei um plano para
iniciar a curiosidade . Primeiro eu escrevi no livro de chamada o nome Rabito ,
chamei o nome três dias consecutivos e foi o suficiente para que todas as
crianças ficassem curiosas. Na sexta- feira combinei com a diretora de fazer de conta que
ela recebera uma caixa com um cachorro de pelúcia.
Dentro da caixa também havia um caderno para registro encapado com desenhos de
cachorrinho e uma carta da suposta amiga secreta. Na carta contava que
deveríamos cuidar bem do animalzinho e registrar no caderno as vivências, pois
no final de ano a dona que estava de
viagem e por isto não pode ficar com o animalzinho, retornaria para conhecer a
turma e depois levá-lo. A turma ficou
empolgadíssima e para não dar briga , sugeri um sorteio e cada aluno teria que
escrever a vivencia com o Rabito em sua casa.
Sempre iniciando a escrita com "Querida amiga secreta". O
aluno poderia ficar três dias com o Rabito.No final de ano a suposta
"Amiga Secreta" começou mandar e-mail para escola e construímos um
e-mail e iniciamos e trocamos e-mails
com ela. No final de ano , com data prevista , fizemos uma grande festa para
recebê-la , na qual teve lanche coletivo , construção de sushis feito pelo Sandro Mauricio Pinheiro
( meu marido ) e quando ela chegou foi uma grande surpresa pois era a moça que
limpava a escola e que é muito querida por todos. logo após cada um fez a
leitura de uma dia especial vivido com Rabito.
O
Diário da turma , quase na mesma época partiu-se dos conhecimentos apreendidos
na área de conhecimento de história , quando estudamos sobre os registros dos
homens da cavernas. Então propus o registro desta história por meio da técnica
da escrita no caderno. Uma mãe decorou o caderno e fez uma sacolinha. O ano
seguiu com a leitura do Diário da Turma todos os dias . A criança traz o
caderno eu corrijo lendo em voz alta e depois o aluno é filmado ou fotografado
pela criança que pegou o rabito pela última vez.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que ambos projetos, Diário da Turma e
Vivencia com Rabito ,foram atividades que deram ótimos resultados e que as crianças foram
questionadas sobre a continuidade destas atividades neste ano( 2014) e todas
aceitaram retomamos os trabalhos. No entanto vou ampliar a dinâmica do trabalho
inserindo as T.I.C.s ( Tecnologias de Informação e Comunicação). A ideia
principal é que a criança compreenda que a internet não é apenas entretenimento
, mas é um espaço virtual que podemos pesquisar e registrar vivencias e nos
comunicarmos. Para tanto todas as aulas o uso da internet está presente. No ano passado
construímos o e-mail da turma e este objetiva-se na construção dos e-mails de
cada criança. Mesmo que o aluno não tenha e-mail , com a autorização dos pais ,
poderá construir na escola com ajuda do Orientador Carlos Augustinho. Logo após
da construção, iniciaremos com os conceitos de funcionalidade e estrutura do
e-mail. Objetiva-se também que a criança escreva o seu Diário da turma e
vivencia do Rabito no blog soleducadorblogspot e futuramente quando todos
tiverem e-mail fazer discussões de
deveres no Hangout .
OBJETIVO
GERAIS
- · Trabalhar com as crianças o conceito de coletividade , respeito, comprometimento, responsabilidade com algo que se caracteriza como patrimônio de todos.
- Utilizar as T.I.C.S como mais uma meio de interagirmos com o conhecimento e com a comunicação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- · Promover a auto avaliação por meio da escrita espontânea ,Diário da Turma e Vivencia com Rabito , a reflexão sobre os "erros" na escrita ajudando o aluno a superar os mesmo.
- ·Incentivar as crianças na construção do e-mail, da pesquisa, para que todas possam aprender e saber da importância da comunicação e da informação.
- · Fazer com que os alunos realizem uma reflexão sobre a aula do dia, avaliando sua própria aprendizagem.
- · Compreender a importância do registro em nossas vidas e que serve como instrumento reflexão dos diferentes tempos.
- · Identificar por meio da escrita no Diário da Turma o que aprendeu no dia ou na semana, sugestões e críticas, pesquisas feitas etc..
- Contribuir para a formação de leitores
críticos das mídias, conscientes de seus direitos enquanto consumidores de
informação;
·
METODOLOGIA
O conteúdo do Diário da Turma é de cunho inteiramente
pessoal, onde os alunos deverão escrever da maneira como veem o mundo e de
acordo com o momento que vivem a aprendizagem diária. A professora tem o papel
de facilitadora deste momento especial para o aluno, e deverá realizar a
correção em relação a gramática e ortografia. Será incluído todos os dias na
agenda do dia, escrito no quadro o nome do aluno que vai fazer a leitura do dia
anterior e o nome do aluno que vai escrever naquele dia no Diário da
turma.Quando os alunos se familiarizarem com internet ( construção do e-mail )
poderão escrever também no blog soleducadorblogspot.A criança e a professora
deverão ler juntos o registro , fazer as correções e depois o aluno lerá para
turma toda.No caso do aluno Ronaldo ( nível silábico) , ele terá que fazer uma
lista de coisas vivenciadas no dia do seu registro.
Outro projeto
que entremeia nas aulas continuará sendo "Vivencia com Rabito"o aluno
deverá escrever no caderno ou direto
deverá escrever o texto no world e depois enviar para amiga secreta e ex dona do Rabito( Cristina Gorete). O
aluno escreverá escrever sua vivência e nós iremos imprimir e colocar no lugar
visível e depois colar no caderno. Foi
decidido que toda quinta-feira será feita a leitura da vivencia com Rabito e
abriremos o e-mail para isto através do
data show e notebook da professora.
AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica e contínua, partindo da observação do cumprimento dos objetivos alcançados, bem como se há necessidade de adaptação na execução desses projeto.
A avaliação será diagnóstica e contínua, partindo da observação do cumprimento dos objetivos alcançados, bem como se há necessidade de adaptação na execução desses projeto.
Referencias bibliográficas
BRUNER,
J.S. Uma Nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Ed. Bloch, 1976.
FREIRE, Paulo.
Conscientização - teoria e prática da libertação. 3ª ed. São Paulo: Moraes,
1980.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido (29a ed.). Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1987.
IBERNÓM,F.Pedagogia Freinet . Atualidades das invariantes pedagógicas .
São Paulo : Penso.2012
VYGOTSKKY,L.S.;LURIA,A.R.
e LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo:
Ícone-Ed. USP, 1988.
· VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Vídeos diário da turma .
Vídeo Vivencia com o Rabito no de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário