terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Primeira semana de aula 17 a 21 de fevereiro

Olá meus alunos e alunas não pude começar as aulas juntamente com vocês mas deixei todo material e o planejamento com atividades importantes para que vocês inciem as atividades . Conto com vocês . Estou numa formação do PNAIC no qual sou orientadora de estudo .

G.E.M. Professora Ruth Faria dos Reis.
Professora Solange Goulart de Souza
Turma : 4º ano -matutino

Dia 17/02/2014- Segunda-feira

 Agenda do dia 17/02/2014
·         Apresentação
·         Leitura compartilhada da história : Minhas férias, pula uma linha , parágrafo . Autora Cristiane Gribel
·         Livro didático pagina 21,22,23,24
·         Deveres : Escrever uma carta contando ao Rabito sobre as férias . Livro pagina 25









Receber os alunos e alunas em sala , fazer uma apresentação.
Lista de material Cadernos : português , matemática, ciências, história e geografia , filosofia , inglês , caderno de artes ( pode ser o mesmo do ano passado) e os demais cadernos  podem ser os mesmos do ano passado.
Perguntar como foi as férias.
Leitura compartilhada do slides:

 http://pt.slideshare.net/PactoAracatuba/minhas-frias-pula-uma-linha-pargrafo-20208443




Leitura de cada página 
Logo após faça uma grande roda e discuta com os alunos temas importantes da história e da importância das ideias da redação e que deve ser escrita corretamente . Depois peça para cada aluno falar sobre suas férias inclusive o professor.

Logo após trabalhar o texto 2 no livro cada aluno deverá ler individualmente os trechos .
Antes disso peça a eles o que é [...] no texto .
Escreva no caderno : a data , o que foi trabalhado : Leitura compartilhada em slides no datashow Minhas férias, pula uma linha , parágrafo . Autora Cristiane Gribel
Pagina 21 texto 2  trechos da história :Minhas férias ...
 O que significa  [...] ? deixe eles escreverem suas conclusões e peça para os alunos procurarem nos dicionários depois da leitura do significado peça ajuda dos alunos para fazer um resumo coletivo ( vc é a escriba) . Escreva em CAIXA ALTA pois o Ronaldo não compreende muito bem a letra cursiva. Correção no quadro .Diga aos demais que podem escrever com letra cursiva.

Os alunos não deverão copiar as perguntas no caderno apenas escrever a pagina , e numero ou letra da questão e as respostas . Pagina 24 questão 1,2 a,b,c.3. Pensando sobre o gênero : conto infanto juvenil : 1a,b. 2a,b.

Deveres :
Escreva uma carta ao Rabito contando como foi suas férias . Questão 2 ,3, da pagina 25.



Dia 18/02/2014 terça feira
Peça para cada um ler sua redação e peça para o aluno ou aluna que ficou com o Diário da turma de 2014 ler o registro da aula que anterior.
Correção dos deveres  pagina 25.
Trabalhando na pagina 25 e 26  faça leitura com eles dos itens importantes da pagina os alunos deverão ficar EM DUPLAS Produzindo texto escrito : narrativa com narrador -personagem.

Matemática :
Leitura da pagina 5 e copiar os itens da pagina 6 e responder no caderno ( Deveres )
vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=ZXLDJ13lCBg A história da matemática.  http://www.youtube.com/watch?v=wQCA_Myc-lk Sistema de numeração egípcio.
Livro pagina : 8  pedir para os alunos procurarem no mapa onde fica o Egito , qual é continente que pertence e qual o rio que atravessa o Egito  e trabalhar a pagina 9.

Em dupla : os alunos deverão construir 1 problema de adição usando os símbolos egípcios  e depois cada dupla deve apresentar e escrever no quadro para que todos possam copiar e a questão depois que cada aluno fazer as repostas , a dupla coloca a resposta no quadro .


Dia 19/02/2014 Quarta-feira
Vídeo : Sistema de numeração maia

 http://www.youtube.com/watch?v=1dwutRKZMlM
Pagina 10

sistema de numeração romano: http://www.youtube.com/watch?v=F1z4Rueb6II
Pagina 11, 12
Deveres pagina 13

Em dupla os alunos deverão fazer 1 questão de adição   com os símbolos do sistema egípcio , 21questão com o sistema maia  e 1 questão com o sistema romano.

Dia 20/02/2014 quinta feira.

Situações problemas com adição e subtração em anexo 1 ( escrever no caderno de matemática ). Fazer a correção com os alunos . Contas com o divisor 8 não devem ser dadas aos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário