O terceiro ano faz parte do segundo ciclo conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino de História e Geografia.
Nas pesquisas feitas no livro do Parâmetros Curriculares de Geografia , no segundo ciclo o qual o terceiro ano está inserido , o trabalho em sala deve focar-se principalmente as diferentes relações entre as cidades e o campo em suas dimensões sociais , culturais e ambientais e considerando o papel do trabalho, das tecnologias , da informação , da comunicação e do transporte.Dentro desta perspectiva deve-se ensinar o aluno a observar , comparar , e compreender as relações da paisagem local . É possível , a partir de um estudo nessa escala , perceber como as paisagens urbanas e rurais foram configurando e estão profundamente interligadas.
Nas pesquisas feitas no livro do Parâmetros Curriculares de Geografia , no segundo ciclo o qual o terceiro ano está inserido , o trabalho em sala deve focar-se principalmente as diferentes relações entre as cidades e o campo em suas dimensões sociais , culturais e ambientais e considerando o papel do trabalho, das tecnologias , da informação , da comunicação e do transporte.Dentro desta perspectiva deve-se ensinar o aluno a observar , comparar , e compreender as relações da paisagem local . É possível , a partir de um estudo nessa escala , perceber como as paisagens urbanas e rurais foram configurando e estão profundamente interligadas.
Vejamos abaixo alguns objetivos listados pelos PCN:
• Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras.
• Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades e do campo, relativas ao trabalho, às construções e moradias, aos hábitos cotidianos, às expressões de lazer e de cultura.
• Reconhecer, no lugar em que se encontram inseridos, as relações existentes entre o mundo, urbano e rural, bem como as relações que sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugares e regiões, focando tanto o presente como o passado.
• Conhecer e compreender algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais.
• Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida (BRASIL, MEC, 1997, pp. 143-144).
Lendo estes objetivos, percebe-se que existe um ponto comum entre eles. Todos tratam do espaço urbano e rural. Procurei agrupar os que continham conteúdos ou habilidades semelhantes, somente para facilitar nosso trabalho. Em todos eles, a tecnologia aparece como elemento de ligação do trabalho. Tecnologia ligada ao homem, à sociedade que constrói aquela paisagem urbana e/ou rural. Tecnologia que pode aparecer explícita nas formas de trabalho utilizadas nas maneiras de construir as moradias, nos hábitos e costumes dos grupos sociais e/ou nas formas de lazer. Outro assunto que pode ser tratado a partir dos objetivos é o modo de vida das populações, sejam elas urbanas ou rurais.
Assim se expressam os PCN:
• adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
• conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos (BRASIL, MEC, 1997, pp. 144-145).
O modo de vida é o tema desses objetivos, o que pode ser abordado a partir de observações seguidas de debates e discussões, estabelecendo comparações entre os diversos modos de vida e considerando as particularidades de cada grupo. Por exemplo, o modo de viver do homem nas áreas rurais da Amazônia, com seus hábitos e costumes, é diferente do homem rural dos campos do Sul do Brasil. Se o aluno é levado a compreender esses diversos modos de vida, também será capaz de respeitá-los.
Finalizando, este que segue é o último dos objetivos propostos pelos PCN: "Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas" (BRASIL, MEC, 1997, p. 144).
Essas habilidades acompanham todo o ensino atual da Geografia que não se propõe a descrever e memorizar, repetindo o conhecimento já consolidado. A preocupação é desenvolver no aluno a capacidade de “aprender a aprender”, estimulando-o a descobrir o conhecimento. Esse trabalho é feito por todo o Ensino Básico e em todos os temas abordados. Vamos organizar o que foi lido, apresentando para você um quadro síntese dos três temas básicos do 2º ciclo.
Na nossa sala estamos trabalhando com o livro de Geografia Autor: J William Vesentini / Dora Martins / Marlene Pécora.Editora: Ática. Ano: 2009
O livro está atendendo as orientações do PCNs . Trabalhei a palavra geografia explicando a etimologia da mesma . CAPA , autores e expliquei a editora . Fiz uma linha de tempo do currículo de estudo dos autores do livro . Expliquei sobre a importância do Sumário e brincamos de caça títulos .Logo após expliquei sobre o glossário e sua semelhança com o dicionario.
O livro se subdivide em módulos :
Famílias : vida e convivência
Nosso dia a dia na escola
Ruas de todo dia
Trabalhar é preciso
Um lugar pra viver
Trabalhamos as diferenças e semelhanças dos quadros de Cândido Portinari e do Fernando Botero
Na nossa sala estamos trabalhando com o livro de Geografia Autor: J William Vesentini / Dora Martins / Marlene Pécora.Editora: Ática. Ano: 2009
O livro está atendendo as orientações do PCNs . Trabalhei a palavra geografia explicando a etimologia da mesma . CAPA , autores e expliquei a editora . Fiz uma linha de tempo do currículo de estudo dos autores do livro . Expliquei sobre a importância do Sumário e brincamos de caça títulos .Logo após expliquei sobre o glossário e sua semelhança com o dicionario.
O livro se subdivide em módulos :
Famílias : vida e convivência
Nosso dia a dia na escola
Ruas de todo dia
Trabalhar é preciso
Um lugar pra viver
Trabalhamos as diferenças e semelhanças dos quadros de Cândido Portinari e do Fernando Botero
Retirantes , óleo sobre tela de Cândido Portinari ,1994.
Homem saindo para trabalhar , tela de Fernando Botero,1969.
Fiz um power point sobre as histórias e obras de Cândido Portinari e fiz um PowerPoint sobre os dois quadros : Retirantes de Portinari e Homem saindo pra trabalhar de Botero.
Logo após apresentei um PowerPoint sobre tipos de moradias de famílias.
Na sequencia cada um falou como é sua família . Leitura compartilhada cada aluno leu um paragrafo dos textos Viver em família o texto retrata que existem varios tipos de familias e coloca que não importa quem seja a família pois a criança tem direitos garantidos pelo ECA . . A família de cada um ( aborda sobre pais separados ) . Bebê do coração ( adoção ) . Minha vida na aldeia( semelhanças e diferenças dos grupos indígenas e nós ) .
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