quarta-feira, 18 de abril de 2012

Trabalhamos o gênero textual : Reportagens do Jornal Notícias do Dia

O ano passado trabalhei com  vários gêneros textuais em cada dia da semana. Segunda eles escolhiam um livro , na terça gibis, quarta revistas e na quinta feira trabalhávamos com reportagens de jornais ou revistas  que aluno trazia para escola ou eu selecionava algumas do interesse de cada aluno e discutíamos sobre a(s) reportagem .Eles trabalhavam em dupla .



Iniciamos com o livro didático  de português:















Damos continuidade ao trabalho com jornais expressos.A prefeitura fez uma assinatura do Jornal Noticias do Dia. Trabalhamos o jornal do dia 16 /04 /2012, aproveitei para trabalharmos as noticias.
Foi dado um folha com pauta para cada aluno e os alunos leram a sua reportagem , refletimos sobre o que é um titulo , subtitulo, inter-título, acontecimentos mais importantes da reportagem e o que cada um achou da reportagem dando sua justificativa.
 No livro de português também trabalhamos com o gênero textual reportagem mas foi sobre a Folhinha de São Paulo o tema era Lições de convivência , levei os alunos para sala de informatica conhecerem a folhinha online e os vários textos constituídos no site.


















Enquanto alguns terminavam outros alunos foram pesquisar as palavras do livro de ciências na internet e também os animais repteis.

A palavra que nos trouxe  com dificuldade de decifrar foi godacás então escrevei com as demais palavras

godacás errada ou certa - pergunta a eles.- Esta palavra existe ?
Cásdoda errada ou certa - eles respondiam que não.
Docásga errada ou certa- iiii prof não é

Então eureca!! escrevi a palavra cágados todo mundo rio kkkkkkkkkkkkkkkkkk eu também kkkkkk.
Eu expliquei a difrença das palavras quando usamos o acento agudo , a diferença da da silaba tônica, modifica o sentindo da palavras.


Um aluno até recitou um jogo de frases com as palavras cágado e cagado:
Era uma vez um homem cagado que carregava um cágado dai o homem cagado descobriu que não deveria ficar cagado , foi passear e viu que seu cágado estava cagado .

Fui obrigada rir hoje, muito com tanta criatividade!!

Depois da pesquisa alguns alunos foram para a horta ! Eles limparam uma parte e depois brincamos de jornal em vídeo.

A nossa horta estava cheia de capim e o pé de boldo quebrado colocamos um toco para apoia-lo as garrafas PETS também estão velhas e algumas terão que ser trocadas. Em volta tinha muita sujeira.





Nosso vídeo : Primeira parte do trabalho com a horta.












  

Nenhum comentário:

Postar um comentário