Trabalhar a cartografia não é uma tarefa muito fácil pois a leitura que as crianças tem sobre o mapa não é a mesma almejada pela professora, pois as professoras tem uma leitura de macro e do micro e para os educandos é difícil construir o conhecimento sem o concreto e dimensionar o espaço real à projeção no mapa . As noções de lateralidade e orientação de espaço, geralmente forma-se a partir do próprio corpo, ainda na infância, a partir dos sentidos em um espaço perceptivo e familiar à criança.
Primeiramente instrumentos como bússola , google maps e os mapas colocados no chão na posição correta em os sujeitos estão é importante para que os educandos compreendam os atributos do mapa e sua função e e como se localizar no espaço . Primeiramente os educandos forma estimulados compreenderem os conceitos Paisagem , lugar e território .
Neste trabalho desenvolvi métodos para transformar o ensino pelo mapa no ensino do mapa.
Sabe-se que desde os primórdios da historia humana, o mapa é utilizado como uma forma de expressão e comunicação entre os seres humanos.
Pode-se encontrar na literatura infantil a narração de crianças utilizando métodos próprios para orientar-se no espaço físico, como por exemplo no livro João e Maria dos irmãos Jacob Grim e Wihelm Grim, as crianças tentam se orientar no espaço físico da floresta deixando migalhas de pão pelo caminho, o que os irmãos não esperavam é que os os pássaros comeriam as migalhas do trajeto percorrido deixando-os perdidos. Muitas professoras já contaram a historia de João e Maria a trajetória e a brincadeira também é uma forma de inserir a iniciação da cartografia.As crianças utilizam varias formas de se orientarem no espaço com jogos e brincadeiras . Concordo com Piaget quando preconiza que a noção de espaço e sua representação não derivam simplesmente da percepção : é o sujeito , mediante a inteligencia , que atribui significado aos objetos percebidos , enriquecendo e desenvolvendo a atividade perceptiva .É a partir das relações topológicas que serão elaboradas as relações projetivas e euclidianas .
Pode-se encontrar na literatura infantil a narração de crianças utilizando métodos próprios para orientar-se no espaço físico, como por exemplo no livro João e Maria dos irmãos Jacob Grim e Wihelm Grim, as crianças tentam se orientar no espaço físico da floresta deixando migalhas de pão pelo caminho, o que os irmãos não esperavam é que os os pássaros comeriam as migalhas do trajeto percorrido deixando-os perdidos. Muitas professoras já contaram a historia de João e Maria a trajetória e a brincadeira também é uma forma de inserir a iniciação da cartografia.As crianças utilizam varias formas de se orientarem no espaço com jogos e brincadeiras . Concordo com Piaget quando preconiza que a noção de espaço e sua representação não derivam simplesmente da percepção : é o sujeito , mediante a inteligencia , que atribui significado aos objetos percebidos , enriquecendo e desenvolvendo a atividade perceptiva .É a partir das relações topológicas que serão elaboradas as relações projetivas e euclidianas .
Os educandos adoram os desafios promovidos . Então separei a turma em dois grupos de piratas .Transformei-os em piratas e cada grupo de piratas teria que escolher um nome .Dei um saco de pipoca para cada grupo e assim cada grupo teria que cavar os tesouros num lugar escolhido na escola e depois desenhar o mapa com as instruções e os caminhos que outro grupo deveria seguir.
Um grupo preferiu colocar o tesouro perto da caixa de areia. Depois iniciaram os desenhos do mapa.
Eles saíram da sala e se organizaram :
A voz das crianças está baixa porque eles não queriam que outros colegas ouvissem o esconderijo.
Vinicius peres dando sugestões como deixar pistas do tesouro.
Para este trabalho utlizei estratégias que fossem atrativas para os alunos , então , como sabia que todos tinham interessem e admiração pelo filme Piratas do Caribe , trouxe um livro bem atrativo , explicando como é um pirata , quais os objetivos dos piratas e utilização do mapa. Depois de contar-lhes a historia , prossegui com minhas inteçoes de inserir o mapa e assim iniciando a alfabetização cartógrafica . Brincamos na frente da escola e depois deixei eles desenharem o mapa da escola e esconderijo do tesouro.Fizemos o lenço e tapa olho de pirata, cada um fez os desenhos no lenço.
Pirtas Arghh!! Pose para a foto !!
Julia Coelho
Franciny
Guilherme Conceição
Erick Maite
Vinicius Schuts
Kaiky
Vinicius Peres
Erick Nunes
Arghh!! Piratas vamos para norte , sul , leste e oeste .
Que maravilha Sol.... adorei seu trabalho!! Sucesso e beijinhoss
ResponderExcluirObrigada Sarita pelo carinho e atenção
Excluir