domingo, 25 de março de 2012

Fiquei o mês de março com o quinto ano .

Fiz uma pré leitura no livro de geografia e historia do quinto ano e percebi que havia conhecimentos que os alunos poderiam não conhecer como : pangeia , nômades , planeta Terra, civilizações. Comecei a pesquisar sobre estes conhecimentos mas quando cheguei na sala comei aguçar questionamentos mas não houve o retorno esperado então organizei todo material sobre a formação do planeta Terra .Quando cheguei com o notebook e falando sobre o conteúdo explanado todo mundo exclamou :- Obaaaaaaaa!!!mas logo depois disse que teriam que anotar as palavras mais importantes  do vídeo e depois eu olharia todos os cadernos  . Expliquei que é importante o registro pois depois na formação do texto estas palavras chaves são importantes para lembrarmos. Todos assistiram os videos e anotaram as palavras, quando recolhi os cadernos foi perceptível as dificuldades de escrita  e a construção da estrutura de  texto. 
Construímos o texto com base nos conhecimentos do vídeo .Trabalhei a matemática : números decimais  ordem , classes , quantidade de algarismos , valor posicional do algarismo. Escrever por extenso os números do texto. Em vários momentos paramos o filme para os questionamentos que surgiam. Utilizamos mapas ,bola de isopor pois não temos globo terrestre. 

Minha critica quanto as dificuldades na educação:
Nós educadores somos  sim pesquisadores,mas  não temos o tempo suficiente para pesquisarmos , pois temos uma dupla jornada com carga horaria de 60 horas semanais . Falta especialistas nas escolas , as bibliotecas são um deposito de livros didáticos sem organização e não há novidade nas bibliotecas. Sendo que também não uma bibliotecária  muitas vezes exitem pessoas que são readaptadas para esta  função.Não existe globo terrestre quando existe, foram os próprios   alunos que construíram.

Filme A origem do planeta Terra. 

























A evolução do homem.





Houve muitos questionamentos  mas o que mais chamou atenção foi sobre a linguagem sexista ( mesmo não sabendo esta palavra) elas questionaram nos textos  o uso do masculino ao serviço da representação de ambos sexos .

O interesse foi pelos dinossauros e resolvemos construir uma maquete. O aluno André teve a ideia de colocar uma bola de isopor num palito para representar a teoria de que os dinossauros morreram por causa de um meteoro 

Estudando e escrevendo os textos na hora que construímos a maquete 






Cada grupo ficou com uma parte da maquete . Eles  se organizaram e rotularam os grupos : grupo das planícies; grupo das savanas; do vulcão ; do rio ; da cachoeira;   das arvores ; do terreno mais acidentados .

A turma foi muito responsável 




Os alunos ficaram fascinados, lendo os trabalhos.

Alunos de outras turmas admirando a maquete  

Cada um tinha um conhecimento sobre algo.







Os alunos tiraram fotos .

Cartaz pendurado 

cartaz com dois lados 

Tipos de dinossauro 







Desenhos sobre a maquete  e filme

Cada um fez do seu jeito mas o vulcão foi o destaque nos desenhos



















Herika, Matheus , Luciano ,foram  responsáveis  pela montagem dos cartazes e escreveram as legendas.

Legendas : Fonte National Geographic , Brasil 2008. Fosseis. pg. 92, 93.


Geologia do planeta Terra

T
                        Fonte National Geographic , Brasil 2009. Dinossauro radicais pg. 88, 89.





              Fonte National Geographic , Brasil 2009. Dinossauro radicais pg. 90,91
Fonte National Geographic , Brasil 2009. Dinossauro radicais 

Fonte National Geographic , Brasil 2009. Dinossauro radicais 

Fonte National Geographic , Brasil 2009. Dinossauro radicais 



Fonte National Geographic , Brasil 2008 junho. Fosseis 





                                      Fonte National Geographic , Brasil 2008 fevereiro. Fosseis 




A imagem que nos inspirou para maquete.


Textos retirados da internet

3 comentários:

  1. Sol
    Adorei o trabalho que vc desenvolveu. Só quem trabalha com seriedade sabe das dificuldades que norteiam a educaçao hoje. Estas citadas são apenas algumas mais urgentes. Parabéns pelo teu trabalho. Espero que seja vc a ficar com a turma.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo reconhecimento e carinho!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Ap. de Oliveira26 de março de 2012 às 15:57

    Você como sempre me inspirando com toda a sua dedicação e entusiasmo, mesmo com nossa realidade onde todos os dias professores travam uma batalha pelo certo contra todas as barreiras, desviando literalmante das dificuldades. Bjs e Parabéns!!!

    ResponderExcluir