Fiz uma pré leitura no livro de geografia e historia do quinto ano e percebi que havia conhecimentos que os alunos poderiam não conhecer como : pangeia , nômades , planeta Terra, civilizações. Comecei a pesquisar sobre estes conhecimentos mas quando cheguei na sala comei aguçar questionamentos mas não houve o retorno esperado então organizei todo material sobre a formação do planeta Terra .Quando cheguei com o notebook e falando sobre o conteúdo explanado todo mundo exclamou :- Obaaaaaaaa!!!mas logo depois disse que teriam que anotar as palavras mais importantes do vídeo e depois eu olharia todos os cadernos . Expliquei que é importante o registro pois depois na formação do texto estas palavras chaves são importantes para lembrarmos. Todos assistiram os videos e anotaram as palavras, quando recolhi os cadernos foi perceptível as dificuldades de escrita e a construção da estrutura de texto.
Construímos o texto com base nos conhecimentos do vídeo .Trabalhei a matemática : números decimais ordem , classes , quantidade de algarismos , valor posicional do algarismo. Escrever por extenso os números do texto. Em vários momentos paramos o filme para os questionamentos que surgiam. Utilizamos mapas ,bola de isopor pois não temos globo terrestre.
Minha critica quanto as dificuldades na educação:
Nós educadores somos sim pesquisadores,mas não temos o tempo suficiente para pesquisarmos , pois temos uma dupla jornada com carga horaria de 60 horas semanais . Falta especialistas nas escolas , as bibliotecas são um deposito de livros didáticos sem organização e não há novidade nas bibliotecas. Sendo que também não uma bibliotecária muitas vezes exitem pessoas que são readaptadas para esta função.Não existe globo terrestre quando existe, foram os próprios alunos que construíram.
Filme A origem do planeta Terra.
A evolução do homem.
Houve muitos questionamentos mas o que mais chamou atenção foi sobre a linguagem sexista ( mesmo não sabendo esta palavra) elas questionaram nos textos o uso do masculino ao serviço da representação de ambos sexos .
O interesse foi pelos dinossauros e resolvemos construir uma maquete. O aluno André teve a ideia de colocar uma bola de isopor num palito para representar a teoria de que os dinossauros morreram por causa de um meteoro
Estudando e escrevendo os textos na hora que construímos a maquete
Cada grupo ficou com uma parte da maquete . Eles se organizaram e rotularam os grupos : grupo das planícies; grupo das savanas; do vulcão ; do rio ; da cachoeira; das arvores ; do terreno mais acidentados .
A turma foi muito responsável
Os alunos ficaram fascinados, lendo os trabalhos.
Alunos de outras turmas admirando a maquete
Cada um tinha um conhecimento sobre algo.
Os alunos tiraram fotos .
Cartaz pendurado
cartaz com dois lados
Tipos de dinossauro
Desenhos sobre a maquete e filme
Cada um fez do seu jeito mas o vulcão foi o destaque nos desenhos
Herika, Matheus , Luciano ,foram responsáveis pela montagem dos cartazes e escreveram as legendas.
Legendas : Fonte National Geographic , Brasil 2008. Fosseis. pg. 92, 93.
Geologia do planeta Terra
T
Fonte National Geographic , Brasil 2009. Dinossauro radicais pg. 88, 89.
Fonte National Geographic , Brasil 2009. Dinossauro radicais
Fonte National Geographic , Brasil 2009. Dinossauro radicais
Fonte National Geographic , Brasil 2009. Dinossauro radicais
Fonte National Geographic , Brasil 2008 junho. Fosseis
Fonte National Geographic , Brasil 2008 fevereiro. Fosseis
A imagem que nos inspirou para maquete.
Textos retirados da internet
Sol
ResponderExcluirAdorei o trabalho que vc desenvolveu. Só quem trabalha com seriedade sabe das dificuldades que norteiam a educaçao hoje. Estas citadas são apenas algumas mais urgentes. Parabéns pelo teu trabalho. Espero que seja vc a ficar com a turma.
Obrigada pelo reconhecimento e carinho!
ResponderExcluirVocê como sempre me inspirando com toda a sua dedicação e entusiasmo, mesmo com nossa realidade onde todos os dias professores travam uma batalha pelo certo contra todas as barreiras, desviando literalmante das dificuldades. Bjs e Parabéns!!!
ResponderExcluir